Lucero

Lucero Hogaza

Lucero Hogaza de Mijares, melhor conhecida como Lucero, Lucerito ou Novia de América (Cidade do México, 29 de agosto de 1969), é uma cantora, atriz e apresentadora mexicana. Ficou conhecida mundialmente na década de 80 por interpretar Isabel, na telenovela Chispita. Filha de Lucero León Sauvinet e Antonio Hogaza López (falecido em 2001), tem um irmão mais velho chamado Antônio Hogaza León. Desde 1997 é casada com o também cantor Manuel Mijares com o qual tem dois filhos: José Manuel Mijares Hogaza (nascido em novembro de 2001) e Lucero Mijares Hogaza (nascida em fevereiro de 2005).

Biografia

Com dez anos, Lucero começou sua carreira como Lucerito na série de televisão para crianças Alegrias De Mediodía e Chiquilladas, quando ela estrelou ao lado do artista Carlos Espejel. Um dos seus papéis mais populares estava em uma paródia como "Olive Oyl em Popeye". Mais tarde, ela iria partilhar os holofotes com a artista internacional Thalia na competição "Juguemos uma Cantar".
Seus longos cabelos e beleza ajudaram a obter papéis no ano seguinte no filme "Coqueta", ao lado do cantor e ator Pedro Fernández. Mais tarde, ela seria convidada a estrela da telenovela Chispita, que também levou à gravação de um álbum naquele mesmo ano. Curiosamente, com o aparecimento de Lucerito como uma cantora, ela não gravou a música-tema para a telenovela: foi dada a tarefa para a banda Timbiriche, a mais popular "juvenil" do grupo no México.
Lucero debuta com seu álbum "EL", sobre "Discos Musart" em 1982. Este álbum foi, em grande parte, escrito e produzido por Sergio Andrade, o homem que viria a tornar-se famoso com a controversa Gloria Trevi. Durante este período, os registros foram Lucerito como novidade mais material do que real, como eram vistas como meras mercadorias decorativas e charme. Isso iria mudar em 1985, quando todos ela lançou seu álbum "Magia".
"Magia" foi uma mudança no estilo, optando por ser teen e música pop. Com este registro, ela ganhou o seu primeiro verdadeiro sucesso com "Fuego y ternura", escrito pelo cantor compositor "Prisma". A canção foi bem sucedida em todo o México e na América Latina. Ela gravou "Un Pedacito De Mi", seu último álbum para Discos Musart, em 1986. Nesse mesmo ano, ela deixou o empresário Sergio Andrade e foi para a gravadora Discotecas Melody.
No início de 1987 ela lançou "Lucerito" (mais tarde re-lançado como Ocho Quince), sua estreia pela gravadora Discotecas Melody Records. O álbum foi um enorme sucesso e trouxe para o campo da música pop mexicana onde ela já competiu com o teen pop atua no momento, como Timbiriche, Sasha Sokol, Luis Miguel, Tatiana, Chayanne, Karina, e Flans.
Em 1989, após seis álbuns e cinco filmes, ela mudou seu nome para Lucero profissionalmente, como símbolo do seu crescimento como uma mulher de 20 anos de idade. Em 1990, ela retornou à televisão estrelando Cuando llega el amor, onde ela cantou a música tema da telenovela e ganhou o Prêmio de Melhor Atriz TVyNovelas. Ela ganhou o prêmio novamente em 1994 por atuação em Los Parientes Pobres. Em 1996, depois, ela ganhou o Prêmio Melhor Atriz TVyNovelas por interpretar trigêmeas em Lazos de Amor. Seu casamento, em 1997, foi chamado de o casamento do ano e foi televisionado pela Televisa no México e nos Estados Unidos.
Em 2000 fez a novela Mi destino eres tú com a personagem Andrea, ao lado de Jorge Salinas e Jaime Camil. No ano de 2001, seu pai Antonio Hogaza falece e no mês de novembro nasce seu primeiro filho José Manuel. Em 2004, junto à Alejandro Fernández e Jaime Camil, faz o filme Zapata, un sueño de héroe. Em 2005 nasce a sua filha, que a batizaria com o seu mesmo nome Lucero, ou Lucerito como a chamam.
Ela estrelou mais tarde em uma telenovela da Televisa intitulada Alborada, ao lado de Fernando Colunga. Após o seu papel nesta novela, Lucero começou a gravar seu próximo álbum na primavera de 2006: ela lançou "Quiereme Tal Como Soy" em setembro de 2006. Sua última álbum ao vivo "Lucero En Vivo Auditorio Nacional". Ela terminou em 2009 a telenovela Mañana es para siempre, onde desempenhou a vilã da história, e em março de 2010 Lucero é a protagonista na telenovela Soy tu dueña, atuando novamente com Fernando Colunga e pela primeira vez com Gabriela Spanic como antagonista: esse é outro grande projeto do produtor Nicandro Díaz González.

Telenovelas

  • 2010 - Soy tu dueña .... Valentina Villalba Rangel
  • 2008 - Mañana es para siempre .... Bárbara Greco de Elizalde /Rebeca Sánchez Frutos
  • 2005 - Alborada .... María Hipólita Díaz de Guzmán
  • 2000 - Mi destino eres tú .... Andrea Sanvicente Fernández
  • 1998 - Chiquititas .... Romina
  • 1995 - Lazos de amor .... María Guadalupe, María Fernanda e María Paula
  • 1993 - Los parientes pobres .... Margarita Santos
  • 1990 - Cuando llega el amor .... Isabel
  • 1985 - Vivir un poco .... Modelo
  • 1983 - Chispita .... Isabel "Chispita"

Discografia

    Albuns Ao Vivo

Curiosidades

  • É canhota
  • É a segunda das três "Lucero" da família (Sua mãe: Lucero León, ela: Lucero Hogaza, e sua filha: Lucero Mijares)
  • Seu casamento com o cantor Manuel Mijares foi transmitido ao vivo pela Televisa - México e Univision - Estados Unidos
  • Foi a mexicana que mais ganhou o Premio tvynovelas
  • Está na lista da People en Español como Los 100 hispanos más influyentes